(19)

(19)

Diferencial de Caminhão

Já que você está em busca de diferencial de caminhão, é importante que você saiba que é um elemento fundamental para que o automóvel possa fazer curvas de forma estável e segura. Além disso, é conhecido por confiabilidade. Mas, se você tem dúvidas sobre o que exatamente se trata esta solução, devo esclarecer que conjunto mecânico.

Em virtude dos elementos mencionados, é-se levado a concluir que se você busca por garantir a qualidade de funcionamento do veículo, você deve conhecer melhor uma empresa na sua região, a MS Freios.

Saiba mais sobre diferencial de caminhão

Com mais de 10 anos de experiência no mercado, MS Freios é uma empresa especializada em prestação de serviços de manutenção de freios de caminhões, ônibus e micro-ônibus. Sendo assim, ela oferece troca de lonas, troca de compressores, recondicionamento de compressores, revisão de rolamento do cubo, instalação e/ou adaptação pneumático, entre outros.

Localizada na cidade de Campinas, São Paulo, a empresa conta com uma estrutura de 700 metros quadrados e possui toda a estrutura necessária de equipamentos e ferramentas para realizar os serviços. Além disso, trabalha com profissionais capacitados para garantir a melhor solução para os seus clientes.

Ficou interessado(a)? Entre em contato agora mesmo com a MS Freios e obtenha mais informações sobre os serviços oferecidos pela organização.

Diferencial de caminhão: conheça uma das principais engrenagens para veículos pesados

Veículos são compostos por uma infinidade de peças grandes e pequenas, o diferencial de caminhão é uma delas. Sendo parte da engrenagem responsável pela distribuição de energia para as rodas, tornando o equilíbrio entre os semi-eixos mais corretos para cada função, permitindo que o veículo seja controlado com maior facilidade.

Saiba mais sobre diferencial de caminhão.

O que é o diferencial de caminhão?

Diferencial de caminhão é o nome dado à peça responsável por controlar e equilibrar a energia mecânica que vai do motor às rodas. Esse mecanismo equilibra e permite que a rotação correta seja mantida de forma independente pelas rodas, tornando a viagem segura.

O diferencial é essencial para assegurar a compensação de rotação e equílibrio. Passa-se a entender de forma descomplicada a função e importância, quando explicado que as rodas do caminhão trabalham em ritmos e sincronias diferentes, de acordo com o posicionamento e peso.

Em um caminhão, os pneus da frente funcionam de forma independente, diferente dos traseiros que estão sincronizados. Os dianteiros não podem rodar no mesmo ritmo constantemente, pois em curvas a roda localizada no lado em que se está virando deve girar mais devagar em comparação à de fora, mantendo o equílibrio e auxiliando para que o veículo não tombe.

O diferencial também é responsável por auxiliar a peça e estrutura que comporta o peso do caminhão.

Como funciona o diferencial de caminhão?

No item anterior foi mencionado como o caminhão faz em uma curva, no entanto, o diferencial também é usado para fornecer potência às duas rodas traseiras, fazendo com que mantenham a rotação paralela, enquanto nos semi-eixos dianteiros regula a velocidade para que a distância total (a rotação) seja próxima.

Isso se torna especialmente útil quando o veículo está com pneus de diâmetros diferentes, o diferencial mantém a aceleração centrípeta das rodas em diferentes velocidades, equilibrando a distância percorrida (sem ele uma rodaria mais do que a outra). Nesse caso, isso vai acontecer mesmo em linhas retas.

Como aumentar a vida-útil do diferencial de caminhão?

Assim como qualquer peça, o diferencial de caminhão exige alguns cuidados para durar mais, funcionando com toda a capacidade. Apesar de ser duradouro, pela segurança do caminhoneiro, é prudente entender o que pode afetar o componente e como prevenir danos.

O diferencial começa a dar sinais de estar precisando visitar alguma oficina mecânica quando as rodas passam a patinar, dar trancos, barulhos nas curvas leves, entre outros. Tudo isso indica frouxidão da peça ou possivelmente problemas mais sérios.

Algumas formas de garantir o uso longínquo do diferencial são:

  • lubrificação: como outros componentes do caminhão, o diferencial também precisa estar bem lubrificado. Essa medida auxilia na redução do atrito entre as peças, protegendo da oxidação ou corrosão enquanto dissipa o calor;
  • manutenção: também é crucial manter a manutenção em dia, pois o diferencial não somente pode dar defeito e afetar a rotação dos pneus, como danificar outros componentes próximos. Por isso, devem ser feitos check-ups periódicos e troca de óleo a cada seis meses;
  • peso do caminhão: caminhões são veículos pesados, mas ainda têm um limite de peso máximo para evitar danos no diferencial e em outros componentes e sistemas;

Essas são somente algumas dicas, vale também pontuar que a segurança no trânsito é importante para manter todos os componentes do veículo funcionando propriamente e durando o tempo necessário, mas também é crucial para a vida do motorista. Dirigir com cuidado e mantendo a manutenção do caminhão em dia por uma vida-útil longa.